Higienização das Mãos: “Segundos salvam vidas”

O serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena comemora neste dia 05 de maio de 2021 o Dia Internacional da Higienização das Mãos aproveitando para reforçar a campanha da OMS: “Segundos salvam vidas!”

A evidência científica demonstra de forma esmagadora que a higienização adequada das mãos é a ação isolada mais eficaz para interromper a propagação de infecção, principalmente no ambiente hospitalar.

A higiene adequada das mãos pode reduzir em até 50% das infecções evitáveis adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde, incluindo as que afetam os profissionais de saúde. A estratégia de melhoria da higiene das mãos da Organização Mundial de Saúde (OMS) provou ser altamente eficaz, levando a uma redução significativa nas Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) e resistência antimicrobiana, ajudando substancialmente a interromper os surtos.

A higiene adequada das mãos reduz o risco de infecção por SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19. A higiene das mãos eficaz não é apenas uma medida chave para prevenir a disseminação do SARS-CoV-2, mas também reduz o fardo das infecções associadas aos cuidados de saúde e a disseminação da resistência antimicrobiana.


A conformidade com a higiene das mãos é recomendada como um dos principais indicadores de desempenho para programas de prevenção e controle de infecções, segurança do paciente e qualidade dos serviços de saúde em todo o mundo.