Um dia dedicado à doação de leite materno

Em celebração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, no dia 19 de maio, criado no Brasil pela Lei nº 13.227, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena agradecer a todas as mamães que foram doadoras de leite materno e a todas aquelas que atualmente são doadoras. É este gesto simples, de uma ação tão grandiosa, que tem ajudado a salvar a vida de muitos bebês na UTI Neonatal da entidade.

A Santa Casa, que é um “Hospital Amigo da Criança”, tem em sua ação de trabalho uma constante campanha de doação de leite materno. Ainda no leito hospitalar, além de incentivar as mamães a amamentarem seu filho, fala da importância da doação. Para ser uma doadora é necessário que esteja amamentando, não importa a quantidade a ser doada.

A Santa Casa orienta de como fazer a extração, oferece o kit com vidro para armazenar o leite, touca e máscara; explica como armazenar o leite materno e uma vez por semana busca a doação na casa das mamães.

O leite é encaminhado para o Banco de Leite de Juiz de Fora, onde passa por um processo de pasteurização, retorna para a entidade e é ministrado ao bebês prematuros.

O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

O leite humano é um líquido complexo que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), além de fatores moduladores de crescimento. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.