Núcleo de Segurança do Paciente visa melhoria da qualidade

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena sempre se pautou em ter um serviço eficiente que vise a qualidade e a segurança tanto de seus pacientes quanto dos funcionários. Tem em sua estrutura de funcionamento o Núcleo de Segurança do Paciente – NSP que vem executando um trabalho junto e em conjunto com todos os funcionários da entidade.

Atua de acordo com as seis metas do protocolo internacional de segurança do paciente.

Meta 1 – Identificação do Paciente

Tem a finalidade de reduzir a ocorrência de incidentes. O processo de identificação deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para qual se destina.

Meta 2- Comunicação Efetiva

Visa melhorar a comunicação, seja ela escrita, verbal ou eletrônica, garantindo que seja de forma clara e objetiva para que o receptor não tenha dúvidas das informações recebidas sendo possível a continuidade da assistência com segurança por todos os profissionais envolvidos no processo do cuidado.

Meta 3- Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos

Objetiva a promoção de práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde. Segundo o protocolo, estima-se que os erros de medicação em hospitais provoquem mais de 7 mil mortes por ano nos Estados Unidos, acarretando custos tangíveis e intangíveis.

Meta 4 – Cirurgia segura

Diz respeito ao estabelecimento de medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento de segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da lista de verificação de cirurgia segura, desenvolvido pela OMS.

Meta 5 – Higienização das mãos

Aborda informações sobre a instituição e promoção da higiene das mãos nos serviços de saúde. Seu intuito é prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos direta e indiretamente nos cuidados aos pacientes.

Meta 6 – Prevenção de quedas e úlcera por pressão –

Queda – Tem como meta reduzir a ocorrência de queda dos pacientes, por meio da implantação/implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente (escala de Morse), garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais.

Ulcera por pressão – Visa prevenir a ocorrência dessa e de outras lesões da pele, visto que é uma das consequências mais comuns da longa permanência em hospitais. Sua incidência aumenta proporcionalmente à combinação de fatores de riscos, que devem ser avaliados no momento da admissão do paciente (escala de Braden).

O incidente pode deixar marcas que as desculpas não apagam”.