Fonoaudióloga fala da amamentação para o desenvolvimento do bebê

A amamentação no seio materno não se limita ao ganho de peso e ao ganho nutricional da criança, muito mais que isso, prepara para um perfeito desenvolvimento em muitas outras áreas. Segundo a fonoaudióloga Patrícia Bomtempo, que atua na Santa Casa de Misericórdia, a sucção no seio materno prepara a fala da criança e previne problemas fonoaudiológicos, isso através da musculatura orofacial que se desenvolve dentro dos padrões adequados para a pronúncia de todos os fonemas.

“O bebê que suga no seio materno aprende a respirar corretamente, ou seja, pelo nariz. O contato corpo a corpo do bebê com a mãe durante a amamentação desenvolve melhor as atividades psicomotoras, como sustentar a cabeça, rolar, sentar e engatinhar”, destacou Patrícia.

Ainda, de acordo com a fonoaudióloga, a amamentação previne também a ocorrência de infecções de ouvido, evitando assim complicações futuras para a audição. “Mamar no peito contribui para a criança ter dentes bem posicionados, além de exercitar os músculos responsáveis pela mastigação e deglutição dos alimentos”, pontuou.

Pesquisas recentes afirmam que a criança que mama no peito tem melhor desempenho na escola. O fonoaudiólogo atua em maternidades, inclusive nas UTIs neonatais, para que o bebê prematuro ou aquele que teve alguma complicação ao nascer sugue bem no peito da mãe.

A Santa Casa conta com o serviço de fonoaudiologia e apoio a amamentação para todas as mamães, tanto no setor de obstetrícia como na UTI Neonatal, tralhando por um completo desenvolvimento da criança.