Santa Casa conquista certificado pela alta conformidade das práticas de segurança do paciente

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena recebeu na última quinta-feira, dia 20, pelo terceiro ano consecutivo, da Secretaria de Estado da Saúde, através da coordenadoria de Segurança do Paciente e Controle de Infecção, um certificado por ter alcançado em 100% a classificação de alta conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente. O certificado foi entregue por Rosana Resgala, coordenadora da VISA na Superintendência Regional de Saúde de Barbacena – SRS, e Jurema, responsável pelo serviço do Núcleo de Segurança do Paciente na SRS. Elas foram recepcionadas pela coordenadora do Núcleo da Santa Casa, Queila Souza.

A entidade tem em sua estrutura de funcionamento o Núcleo de Segurança do Paciente – NSP que desenvolve suas atividades de acordo com as seis metas do Protocolo Internacional de Segurança dp Paciente: Identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre profissionais de saúde; segurança na prescrição, uso e administração de medicação; procedimentos cirúrgicos seguros, prevenção de infecção por meio da higienização da mães; prevenção de quedas e úlceras por pressão.