No dia do Médico, Santa Casa descreve quanto captação de órgãos realizada

A equipe médica são os responsáveis por cuidar de nossa saúde, por este motivo, nesta data de 18 de outubro, destinamos a homenagear o trabalho tão significante destes profissionais; que se abdicam de cuidar muitas vezes da própria família para dedicarem a escolha do cuidar a outros pela profissão. E neste ano, homenageamos nossos heróis com o relato de fato marcante ocorrido em nossa Casa Santa.

Em meio a tanta dor, e depois de longos dias de apoio e preparação pela equipe da CIHDOTI (Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) que tem a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes salvando OUTRAS VIDAS, e por meio do SIM de uma família no último domingo, dia 17 de outubro, possibilitou-se promover nova esperança de vida para várias pessoas continuarem nesta jornada de viver. Ao  permitir a doação de órgãos de um ente querido que veio a óbito na UTI, com este gesto solidário, levou a Santa Casa de Misericórdia a escrever mais um importante capítulo de sua trajetória em prol da vida.

No Bloco Cirúrgico, no final da manhã, dava-se início a retirada de córneas e  rins; todo o procedimento realizado por equipe do MG Transplantes – Fundação Hospitalar de Minas Gerais – Fhemig, quando por volta das 14h, os órgãos deixaram a Santa Casa em uma corrida contra o tempo, levando oportunidade de vida, pois outras famílias aguardavam ansiosos junto aos seus receptores para início de mais uma jornada de lutas e vitorias.

Para a Diretora Assistencial da Santa Casa, Marcilene Dornelas, neste dia do Médico, que nos últimos tempos vivenciaram no decorrer de seus plantões tantas perdas causadas pela pandemia, se dedicando em longas jornadas de trabalho desgastante, mais uma vez nos faz refletir que  nós não podemos desacreditar na continuidade da vida e esta é nossa missão enquanto profissionais de saúde. “A Equipe que realizou todo protocolo nosso reconhecimento pela dedicação, a família que aceitou realizar este gesto de doação de amor ao próximo, pedimos que Deus os deem forças para entender os propósitos da vida, pois quem vocês tanto amaram continuará dando vida a outras pessoas e fazendo sorrisos acontecerem. Que este gesto se torne mais frequente em um mundo de tantos desafios. Gratidão a todos que fizeram e fazem parte desta dura jornada, doar órgãos é fazer com que seu amor continue vivo em outros amores, sendo que a última captação de órgãos na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena ocorreu em março do ano de 2019”, disse.

Seguindo os passos de São Lucas, padroeiro e protetor de todos os Médicos, que vocês tenham sempre a sagrada oportunidade de encontrar em cada doente assistido, em cada expressão de dor e angústia vivenciada , em cada segredo de sofrimento confidenciado, vocês tenham sabedoria para entender a tão importante missão da cura realizada.

Desejamos que todos vocês aproveitem as oportunidades que lhe são concedidas em cada momento e que estejam no caminho do crescimento e reconhecimento profissional, por meio do exercício constante do amor ao próximo, honrando a vocação.

                Um Feliz Dia do Médico!