Os cuidados odontológicos dentro de uma UTI

“Os cuidados bucais são serviços essenciais dentro das UTIs em função de tantas alterações bucais que vem sendo detectadas nos hospitais, principalmente agora com o advento do Covid. Mas antes disso, a odontologia hospitalar, quando passou a fazer parte dos serviços nos hospitais foi pela porta das UTIs, justamente, para ter os cuidados bucais na prevenção da pneumonia vinculada à ventilação mecânica”, pontuou Alessandra Figueiredo, presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia – CRO-MG

Ressaltou ainda que vários estudos foram demonstrando ao longo dos anos que o protocolo de higiene bucal, mais outros cuidados que podem ser realizados dentro das UTIs conseguem reduzir drasticamente os indicadores de pneumonias. “Tem-se não só a diminuição dos indicadores, mas melhoras dos pacientes com menor tempo de internação e menos custo no tratamento de uma pneumonia”, destacou.

Alessandra Figueiredo ministrou uma palestra em Barbacena, no final do mês de fevereiro, no auditório da Unipac, quando reuniu mais de 300 pessoas e com transmissão em uma sala simultânea. “Na avaliação do cirurgião bucomaxilofacial Dr. Sérgio Abalém, coordenador da Odontologia Hospitalar na Santa Casa, foi um evento muito esclarecedor. Vamos ser pioneiros na região ao implantar dentro de uma UTI, no caso na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, os serviços odontológicos dentro de uma UTI”, disse.

O evento foi realizado em parceria entre o CRO-MG, Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC e a Prefeitura Municipal.