Santa Casa trabalha curso sobre aleitamento materno

O aleitamento materno foi o tema central de um curso que a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena promoveu nos dias 26 e 27 de abril. O público-alvo foi os colaboradores da própria entidade. “O aleitamento materno é fundamental e temos que incentivar este ato que faz grande diferença, principalmente, na vida dos bebês. A parte prática do curso, em minha avaliação, foi o grande destaque, porque pude perceber mais claramente sobre a pega correta, como preparar mãe para o momento da amamentação”, pontuou a técnica de enfermagem Loane Eva.

Quem também destacou os ensinamentos práticos do evento foi o técnico de enfermagem, Emerson Joel. “Foi muito bem conduzido e ministrado todo o curso. Mas a formatação da parte prática foi crucial nos ensinamentos da amamentação e rico nos detalhes. Um curso muito enriquecedor para nosso trabalho”, disse.

Na abertura do evento uma palestra totalmente motivacional, destacando as habilidades de comunicação como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento do trabalho. Depois ampla reflexão sobre os benefícios do aleitamento materno, o apoio continuado às mamães, práticas de parto e aleitamento materno, lactentes com necessidades especiais, condições das mamas e dos mamilos, saúde materna, as práticas que auxiliam no aleitamento materno e também sobre o Hospital Amigo da Criança.

Na avaliação da coordenadora da Obstetrícia e também da Agência de Leite Materno, enfermeira Sandra Matheus, o curso foi muito positivo. Conseguimos capacitar os profissionais para que possam auxiliar ainda mais no incentivo e nas práticas do aleitamento materno. Tenho certeza que saíram mais motivados a fazerem a diferença na vida das pessoas ajudando e mostrando o quanto é fundamental a amamentação para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe.

Importante ressaltar que a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é um “Hospital Amigo da Criança”. A entidade tem em sua ação diária o incentivo ao aleitamento materno que acontece no leito materno, quando as mamães receber todas as orientações e apoio necessários para que tenha um período de amamentação de muito conforto e prazeroso. Também trabalha a importância da doação de leite materno para ajudar aos bebês prematuros internados na UTI Neo Natal.