Um mês voltado para os prematuros

O mês de novembro é considerado o “Novembro Rocho” porque celebra-se no dia 17 o ‘Dia Mundial da Prematuridade’. A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é uma referência nos cuidados aos prematuros, pois possui em sua estrutura funcional a UTI Neonatal. Só no mês de outubro foram atendidos 19 prematuros

Os bebês prematuros, por definição aqueles nascidos antes de 37 semanas completas de gestação, representam de 5 a 18% dos nascidos vivos em 184 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Há vários fatores de risco para prematuridade conhecidos, como gravidez múltipla, tabagismo, uso de drogas, e intervalo entre gestações menor do que 18 meses, além de complicações da gravidez que exigem antecipar o parto. Tentativas de prevenção da prematuridade não têm tido muito sucesso na prática.

O Novembro Roxo foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos.