O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Barbacena adquire um moderno equipamento de tomografia computadorizada.

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, adquiriu, na data de 07/07/2023, um moderno equipamento de tomografia computadorizada. A compra do equipamento, foi possível graças ao financiamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do programa estadual Valora Minas, que faz parte da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas.
A aquisição é proveniente da Resolução SES/MG nº 7874/2021, que destinou R$160 milhões para aquisição de 104 tomógrafos em Minas Gerais, com foco em regiões carentes desse tipo de serviço. A medida é fruto de decisão conjunta, entre a SES e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), dentro dos princípios de regionalização e integração do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A tomografia computadorizada é um exame essencial na medicina moderna e sua implementação no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Barbacena representa um grande avanço para Barbacena e toda a macrorregião beneficiando os 51 municípios que a compõem. O novo aparelho permitirá diagnósticos mais precisos e rápidos de uma série de condições clínicas. O diretor Geral da Santa Casa, Flávio Maluf , enfatizou a importância da aquisição do tomógrafo para a macrorregião. Segundo o diretor, “o tomógrafo vai beneficiar uma população de cerca de 850 mil usuários do SUS, que agora contarão com exames de imagem na própria instituição hospitalar, agilizando diagnósticos e tratamentos”.
De acordo com a direção do hospital, “essa iniciativa e parceria é um reflexo do compromisso contínuo de todos em proporcionar serviços de saúde de qualidade e acessíveis para a população. O acesso a serviços de diagnóstico avançados é um direito fundamental de todos, e este passo representa nosso comprometimento em levar inovação e cuidado à nossa comunidade”.

Programa Valora Minas
O programa Valora Minas, implementado em 2021 pelo Governo do Estado, busca melhorar o atendimento e aumentar o acesso da população à saúde, otimizando a distribuição de recursos entre as regiões de Minas e vinculando os repasses financeiros à qualidade dos serviços e resultados apresentados pelos hospitais beneficiados.