Conforme metas e objetivos traçados pela Santa Casa de Barbacena, baseando-se em uma avaliação constante sobre todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento das atividades de ensino e formação percebeu-se a necessidade da criação de um Núcleo de Ensino Treinamento e Pesquisa – NETP, com propósito de organizar e otimizar as relações da Instituição com o corpo clínico, assistencial, administrativos e acadêmico.

O NETP foi constituído em novembro de 2009 e tem o papel de coordenar, planejar, operacionalizar e avaliar as atividades de ensino e pesquisa, desenvolvidas em todas as áreas da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Cabe ao NETP estabelecer interlocuções com todos os setores que recebem estagiários para que, com uma visão mais ampla e generalista da Instituição, possamos criar condições de receber as escolas e seus alunos de maneira mais organizada e eficiente.

Contam com a intermediação do NETP

– A organização de cursos e treinamentos oportunizados pela Instituição, para capacitação de seus funcionários.

– O programa de Residência Médica (residentes/preceptores).

– Todos os serviços assistenciais que dispõem de estagiários curriculares; acompanhamento dos convênios educacionais firmados, assim como a avaliação de novas propostas que são analisadas em parceria com as coordenações jurídicas, administrativa /Direções e NETP.

– São feitos constantemente monitoramentos e avaliações de todas as atividades de estágio, promovendo parceria das coordenações da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena com Supervisores das Instituições de Ensino;

– É trabalhada a conscientização dos representantes (presidente e membros) do compromisso com as Comissões, com reuniões respeitando a frequência necessária, informações registradas em Ata, permanência das atividades da Comissão, distribuídas sob supervisão da Direção Administrativa e Direção Técnica, mediante seleção das comissões administrativas e comissões assistenciais.

– Temos o setor como centralizador de documentos comprobatórios para períodos de vigilâncias municipais, estaduais e federais, pois em diversos momentos fomos questionados e apresentamos documentação necessária para determinado setor fiscalizado.

– O setor teve um ganho com o controle e organização das cópias internas e externas para os setores e funcionários.

– Auxílio burocrático aos funcionários nos descontos de graduações e intermediando junto ao RH.